Festa Infantil – Dicas de Comportamento

Durante muitos anos trabalhei em empresas americanas e me impressionava a maneira que se comportavam na frente dos clientes. Eu dou exemplo de uma reportagem sobre os personagens da Disney quando apareciam no parque na frente das crianças, quem nunca reparou a postura desses profissionais?!!  Sendo assim incorporei há exatos 10 anos essa mesma postura na fotografia e por este motivo a Técnica e Prática nos convidou para escrever sobre dicas de comportamento, o link da matéria é este aqui:

http://www.europadigital.com.br/fotografe-tecnica-e-pratica/34

 

Espero que ajude a todos!!

(trecho da matéria da jornalista Lívia Capeli)

Postura Profissional

 

Seja em fotografia de aniversário infantil ou em qualquer outro segmento que evolve cobertura de eventos, é importante que o fotógrafo entenda os procedimentos essenciais para manter uma postura impecável. Lembre-se: o fotógrafo, além do aniversariante, fica em evidência (logicamente de maneira mais sutil) o tempo todo e é observado por todos os convidados.

Quem contrata seus serviços e produtos também está comprando sua apresentação. Por isso, vale a pena habituar-se com uma postura exemplar, principalmente em festa infantil, onde a maioria das pessoas trabalha despretensiosamente.

Educação é essencial. Cumprimentar e recepcionar os convidados, abrir portas e sorrir, além de ser gentil, também deve ser a função do fotógrafo. Estenda a mesma cordialidade a gerente da casa de festas, decoradores, monitores, recreadores, e principalmente as babás das crianças, que serão suas aliadas na hora de facilitar o trabalho do fotógrafo.

Mantenha sigilo profissional. Jamais comente sobre a festa ou detalhes da vida do seu cliente, e principalmente, evite o uso de celulares para estes fins: “Uma vez um colega nosso contou que teve a infelicidade de fazer um comentário por mensagem sms com a esposa sobre a festa. Ele dizia que estava entediado e falou rispidamente sobre a criança. Durante a festa ele perdeu o celular e quem achou vasculhou as mensagens buscando indícios para descobrir de quem era o aparelho. Conclusão, além de ter sido antiético ele perdeu o celular para não perder o cliente”, contam Dani e Alfredo.

Lembre-se: quando o profissional se comporta de maneira positiva, influencia o ambiente e determina a qualidade do que deseja oferecer, deixa o cliente feliz e fideliza uma família para a sua carteira de contatos. Agindo dessa forma, você faz o marketing pessoal e aumenta a chance de conseguir novos clientes em cada evento que faz.

4 dicas sobre postura

 

1- Não suma dos olhos do seu cliente durante a festa. Onde estiver, comunique seu cliente para quando ele precisar de você saber exatamente onde está

2- Garçons serão gentis e oferecerão de tudo, porém, não coma enquanto fotografa, e evite fazê-lo em frente ao cliente ou convidados. Se não deu tempo de comer antes, ou se o evento é longo, combine um intervalo e reserve um lugar para fazer isso

3-Contenha-se: não peça brindes da festa, enfeites ou docinhos e bolo. Essa conduta é em muitas situações constrangedora para quem recebe e amadora para quem conduz

4-Se estiver fotografando para amigos ou parentes dê continuidade a sua postura.

FP (2) FP (3) FP (1)